quarta-feira, 18 de maio de 2011

Espetáculo como mídia!

A mídia brasileira compõe um grande público leitor e telespectador. Diante da sua essencial função, a de informar, a mídia utiliza fatores para aproximar e manter quem lê ou assiste, cada vez mais acomodados e alienados.
Sendo assim, a mídia de grande massa obtém em seu poder, um grande e importante modo de manipular. Geralmente, quem lê ou assiste não percebe, pois dentro do mundo de mídias e notícias massantes, a falta de instrução, de opinião própria e de boa educação aplicada, o público de massa alvo não procura a informação de fato. Acredita que a verdade passada pelas mídias é a única e verdadeira.
Nesse conflito, vale notificar que as mídias em massa querem usar o público como grande comprador de audiência, de tendências e métodos. Esquecendo que existem públicos que procuram se informar, agregar conhecimento e cultura diante de um contexto factual.
No espetáculo da mídia, quem conhece e se instrui, percebe o tamanho jogo de poder que eles utilizam para ter mais poder! Em alguns casos, reportagens, matérias, é notável e óbvio ver o joguinho que as mídias junto com o governo, planejam para formar opiniões e manter a população brasileira quieta e alienada.
O motivo de tudo isso é claro: PODER! Enquanto tiver a sociedade mantida calma, burra e sentada no sofá, sem pensar, sem questionar, as atrocidades que somos obrigados a passar e ver, vão continuar. Até possivelmente piorar... Mas somos realmente obrigados à isso?
O jogo de poder está totalmente interligado ao espetáculo da mídia. Tendo em vista que as mídias, além de informar, formam opiniões e criam assim morais, ideologias e causas. E infelizmente, a ideologia da maioria da população brasileira é: siga as regras, tenha modos, busque mais dinheiro, faça tudo por dinheiro, aceite tudo. Esqueça a moral de respeito, de inteligência, de cultura, esqueça questões e nunca dúvide!
Às novela das 20h (na verdade 21h) já vai começar!

OBS: Textinho que o coordenador *FINALLY*, achou bom e pediu para postar no meu blog! :D
BEIJOS TCHAU

Sem comentários:

Enviar um comentário